sábado, 14 de março de 2015

OAB de Jaru e ONG Apase promovem Palestra sobre Guarda Compartilhada e Alienação Parental.

Evento de grande importância que teve como publico alvo, advogados e outros operadores do Direito, alunos do curso de Serviço Social e Pedagogia da Unicentro, representantes do Conselho Tutelar, empresários, bem como pais e mães que se interessam pelo assunto.

Os componentes da mesa:

* Analdino Rodrigues Paulino Neto – Presidente Nacional da ONG APASE, Mediador, conferencista, Participante da criação das Leis de Alienação Parental e Guarda Compartilhada (Palestrante) Assunto: Guarda Compartilhada

* Dr. Adilson Lopes Carvalho – Psicólogo, Professor e (Palestrante) Assunto: Alienação Parental

* Dr. Indiano Pedroso Gonçalves – Advogado e Presidente da OAB Subseção Jaru (Presidente da mesa)

* Ana Paula Mafia Policarpo – Assistente Social, chefe do Núcleo Psicosocial do Fórum de Jau, nesta ocasião representante do Dr. Elsi, Juiz Diretor do Fórum de Jaru (Palestrante e Debatedora)

* Dr. Anderson Anselmo – Advogado e (Debatedor)

* Magali Ferreira – Advogada (Cerimonialista).

A palestra ocorre em momento muito oportuno, visto que a Lei da Guarda Compartilhada, a Lei 13.058 foi sancionada recentemente em 22 de dezembro de 2014, ao qual altera os arts. 1.583, 1.584, 1.585 e 1.634 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), para estabelecer o significado da expressão “guarda compartilhada” e dispor sobre sua aplicação.

E também a Lei da Alienação Parental, Lei 12.318 de 26 de Agosto de 2010, que dispõe sobre a alienação parental e altera o art. 236 da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990.

Entre os temas foram debatidos vários aspectos decorrentes da nova Lei da Guarda Compartilhada, entre elas questões sobre o que é a guarda compartilhada e com o advento da sanção que determina a guarda compartilhada, o que muda, como fica?

Foi também debatido questões sobre a obrigatoriedade ou não da guarda compartilhada, bem como se a guarda é aplicada em situações de conflito entre os pais após o divorcio.

Debateu-se questões polemicas ao qual muitos pais desconhecem, tais como se a opinião da criança pode ser considerada no quesito: escolher qual dos pai será seu guardião por exemplo.

Analdino explicou e exemplificou casos de guarda compartilhada em que os pais que moram, longe, em cidades diferentes e ate mesmo outros países.

Analdino explicou que não existe em lugar nenhum do mundo “a guarda alternada”, mas que ainda prevalece a guarda unilateral e a guarda compartilhada.

O Presidente da Ong APASE Analdino Rodrigues, o Psicologo Dr Adilson Lopes Carvalho e Assistente Social Ana Paula Mafia Policarpo indagados pelo Debatedor Dr Anderson e o público presente, responderam questões atinentes ao tema, questões estas ligadas aos prejuízos psicológicos causados as crianças que sofrem com o instituto da alienação parental, pois em muitas vezes as consequências são devastadoras e muitas vezes irreversíveis, pois aumentam as chances de que a criança que sofre com isso venha a cometer suicídio, se envolver com drogas, conhecer a sexualidade precocemente bem como cair na delinquência.

Responderam a respeito de diversas dúvidas e questionamentos levantadas pelo público presente. 

Com tudo isso, a OAB subseção Jaru na pessoa de seu Presidente, Dr Indiano Pedroso Gonçalves, agradece a todos que se fizeram presentes, componentes da mesa e publico em geral, bem como todos os colaboradores que de forma direta e indiretamente não mediram esforços para que fosse realizada essa palestra.








Fotos: Flávio Afonso - Site A Noticia Mais
Matéria: Anderson Anselmo - Sites: Aqui Agora Rondônia e Jaru em Destaque
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião mas com coerência, bom senso e argumentação. Obrigado.