quarta-feira, 2 de abril de 2014

Jaru - Laudo constata contaminação em águas de vizinhos do cemitério e família pede ajuda (vídeo)

A FAMÍLIA DE ROSILEI NECESSITA DE DOAÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL DO TIPO MINERAL, POIS QUASE TODOS NO LOCAL SE ENCONTRAM DOENTES, POSSIVELMENTE POR CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS

A doação de água mineral será necessário até que seja sanado essa problemática visto que ela e sua família estão em risco pelo fato da contaminação das minas e poços.

Em 02 de Dezembro de 2013, nossa equipe de reportagem realizou uma matéria investigativa, ao qual se tratava de uma suposta contaminação de solo por NECROCHORUME, líquido este liberado por corpos em decomposição.

Visitamos nessa ocasião 06 (seis) famílias, que relatavam a mesma suspeita, mas que não conseguiam confirmação dessa suposta contaminação, (veja a matéria anterior).

ASSISTA A ENTREVISTA E REPORTAGEM deste 01 de Abril:


Depois de passados quase 4  meses, nossa equipe retornou ao local para verificar se algo foi feito por parte de autoridades do Município de Jaru/RO.

Também foi feita uma filmagem dos pontos de possíveis nascentes dentro e na lateral do cemitério, onde foi constatado que em vários lugares do cemitério as águas de nascentes transpassam túmulos, inundando-os e continuando seu curso natural até chegar no pequeno lago de um morador vizinho, e conforme relatos deste morador, essas águas atingem sua fonte de água que é uma pequena mina no fundo de sua residência.

Nossa equipe entrevistou uma moradora vizinha ao cemitério, a Srª Rosilei Rodrigues Vieira ao qual nos relatou que somente nesta terça-feira 01 de Abril  recebeu uma ligação da funcionária do Ministério Público de nome Flávia,informando, via telefone, que as águas de sua residência estão  contaminadas bem como para que fosse buscar o resultado do laudo fornecido pela Prefeitura Municipal de Jaru/RO à aquele órgão.

A relação NECROCHORUME e a bactéria encontrada no laudo elaborado pela Prefeitura Municipal de Jaru/RO e fornecido ao Ministério Público:

A bactéria E.COLI descrita no laudo elaborado pela Prefeitura Municipal de Jaru/RO e fornecido ao Ministério Público, encontrada nas águas da mina de Rosileia e sua família, tem a possibilidade de ser proveniente do NECROCHORUME que, supostamente, possa estar vindo do cemitério, pois nele é encontrado um elevado número de bactérias heterotróficas, proteolíticas e lipolíticas e bactérias causadoras de doenças como Escherichia coli. Poderá ser constatado através do site da  FUNASA.

Acompanhamos a Srª Rosilei até o Ministério Público e com o laudo nas mãos foi informada que esse tipo de ocorrência deverá ser feito por Advogado Particular ou na Defensoria Pública.

Em sequencia, acompanhamo a Sr. Rosilei até a Defensoria Pública onde conversou com o Defensor Dr. Diego de Azevedo Simão que após atendê-la informou que irá investigar o que lhe foi relatado, bem como dará ao caso a devida importância, bem como tratará o assunto com a máxima urgência, para que no local posso, pelo menos, ser implantado um sistema de abastecimento de águas, sendo que a responsável é a CAERD.

Roseli em entrevista nos relatou que a CAERD lhe informou que não pode inserir o sistema de abastecimento no local, alegando que a sua residência e de vizinhos pertencem ao loteamento Savana Park, o que segundo Rosilei não prospera essa alegação, uma vez que sua família mora no local por mais de 30 (trinta) anos, antes mesmo de ser implantado cemitério quanto mais o loteamento.

Disse ainda Rosilei que ela e sua família sempre pagaram os impostos e que a terra sempre foi em nome de seus pais, o Sr José Cacio Vieira e Dona Maria Rodrigues Vieira. E mais, que provará isso mediante documentação do imóvel.

Confirmou ainda que voltará a procurar a Defensoria, desta vez com mais documentações, bem como uma outra vizinha do cemitério, a Srª Terezinha, acompanhada de seu filho Odenir demonstrou interesse de procurar o mesmo órgão já que também não possuem água encanada e dependem de um poço para obter água.

Estaremos acompanhando o desfecho desse caso in loco com as famílias, ao qual não terá o seu caso caído no esquecimento. Veja os documentos e o laudo fornecido pelo Ministério Público a Rosilei.

















Fonte: Jaru em Destaque
Por Anderson Adv.
Imagens: Kleyton Cabral (Folha do Interior)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião mas com coerência, bom senso e argumentação. Obrigado.