segunda-feira, 18 de novembro de 2013

COMO SURGIU A EXPRESSÃO "IMPRENSA MARROM"

Ao ler algumas matérias em diversos sites observei comentários de leitores chamando a imprensa de “Imprensa Marrom”. Mas como surgiu esse termo e será que isso poderia um dia ocorrer nos veículos de comunicação de nossa cidade? Acredito e espero que não!

Essa frase começou com o nome imprensa
amarela (yellow press) nos Estados Unidos no fim do século XIX através da concorrência entre dois jornais importantes da época.
No Brasil, surgiu em 1959, quando a redação do jornal carioca Diário da Noite recebeu a informação de que uma revista chamada Escândalo extorquia dinheiro de pessoas fotografadas em situações comprometedoras.

O jornalista Alberto Dines, hoje editor do programa de TV Observatório da Imprensa, preparava, para a manchete do dia seguinte, algo como "Imprensa amarela leva cineasta ao suicídio". O chefe de reportagem do Diário, Calazans Fernandes, achou o amarelo uma cor amena demais para o caráter trágico da notícia e sugeriu trocá-la por marrom.  O amarelo é uma cor bonita, está até na bandeira nacional. Não merece ser usado numa notícia como essa. Vamos mudar para o marrom, que é escuro e lembra sujeira.
Assim, a expressão ‘imprensa marrom’ originou-se numa denúncia contra a própria imprensa marrom", afirma Dines. Além de criar o novo termo, a manchete do Diário da Noite contribuiu para o fim da criminosa revista Escândalo, fechada logo em seguida.

A imprensa Marrom geralmente está ligada aos maus políticos, em época de campanha e também no período de administração, para que geralmente sejam noticiados somente a parte que interessa aos políticos, que tudo está bem, tudo está maravilhoso, fez isso aqui e fez isso ali, mas de vez em quando, uma noticia cobrando alguma pequena obra pra não ficar muito na cara lógico.

Mas o pior que isso é pago quase sempre com o dinheiro do povo com o propósito exclusivo de enganar o povo.
O Brasil precisa se livrar desse mal e que isso não chegue até a nossa cidade, pois Imprensa Marrom tem o significado de sujeira, pessoas sem escrúpulos que só pensam no ganhar mais e mais sem se importar com a verdade real dos fatos, distorcendo a verdade da Imprensa séria que esta sim faz parte da verdadeira democracia.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imprensa_marrom
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião mas com coerência, bom senso e argumentação. Obrigado.